
ANALISANDO O UNIVERSO HACKER
Pedro Paulo Libório Lima do Nascimento
O universo hacker definitivamente não e para qualquer um. É preciso muito estudo, dedicação e prazer principalmente na área de programação e muita motivação (própria) para adentrar neste universo.
Os hackers são pessoas que tem conhecimento avançado e estão “tentadas” em construir o mesmo, tudo isso acreditando na ajuda mútua e voluntária de companheiros: CLÃ.
Os crackers são pessoas que utilizam a sabedoria que possuem para a destruição de sistemas, redes ou até mesmo para danificar equipamentos, a depender da camada de atuação.
Fazendo uma análise do lado negativo existe um conjunto de ações que visam comprometer a integridade, confiabilidade ou disponibilidade de um recurso computacional. Esse aglomerado de ações é denominado ataque. Primeiramente ele viola a política de segurança do sistema, para em seguida, explorar as vulnerabilidades (brechas) com a finalidade de obter acesso privilegiado.
Após a obtenção dos dados ou informações o cracker os utiliza, levando à defasagem os serviços do sistema. Como exemplos de ataques existem os ataques DDOs que param uma única máquina a ataques smurf que derrubam redes. Em casos mais avançados danificam sistemas operacionais.
É necessária uma política de segurança por parte das empresas para a prevenção de ataques. É importante enfatizar a diferença entre hackers e crackers, sendo as definições de ambos pouco diferenciadas e desconhecidas por muitas pessoas.
Nota-se que a cada ano as estratégias de ataque dos crackers evoluem significativamente, o que requer mais habilidades dos administradores, que sem dúvida, devem conhecer pelo menos a base do universo hacker.
Nenhum comentário:
Postar um comentário