quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A Palavra da Vez: REFLEXÃO

A quarta unidade para mim é a única do ano (pelo menos esse) em que é possível fazer as atividades com calma e sem preocupação com as notas, malditas notas, que ao mesmo tempo em que te deixam no céu podem acabar te mandando pro inferno.

O texto “Sorria você está sendo filmado” foi interessante devido à crítica implícita nesse tema a mudança de comportamento das pessoas diante de determinadas situações e também a análise do setor midiático que manipula a visão das pessoas. Como conseqüência estas muitas vezes reproduzem um padrão de variados tipos que se propagam.

O texto “Igualdade de Gênero” trouxe uma análise a questão do feminismo que ao contrário do que eu pensava é um movimento que luta pela igualdade das mulheres em relação aos homens. No meu texto eu faço uma crítica a figura do homem no casamento. E como a sociedade criou ideologias a este matrimônio que acabam por extrair sonhos, projetos de vida ou até mesmo a própria vida da mulher.

Quanto à semana de consciência negra fiquei satisfeito porque foi um momento em que refleti sobre a realidade do negro no mundo mais principalmente no CEFET, sobre seus valores e crenças e como estes foram desvalorizados com o decorrer da história.

A leitura do livro “O que faz do brasil, Brasil?" surtiu efeito no que diz respeito ao brasileiro, com suas qualidades individuais, no casamento, com suas máscaras, manias e o seu jeitinho brasileiro para conquistar o que deseja. Seus rituais que se assemelham mesmo em culturas e religiões diferentes. Mais do que tudo isso, o livro nos mostra o que é necessário para escrever a história de um Brasil com todas as letras em caixa alta.

Fico feliz de ter encerrado a IV unidade com a maioria das atividades propostas realizadas e mais do que isso me sinto realizado por ter descoberto uma nova forma de ver o mundo sobre um prisma crítico e observador o que me dá ainda mais capacidade de desvendá-lo.

Nenhum comentário: