sábado, 22 de novembro de 2008

Relatório DATAMASKIN 2008



Durante a semana de Ciência e Tecnologia deste ano, ocorreu o primeiro Intercâmbio de InfoTecnologia o DATAMASKIN 2008. Evento que teve o intuito de divulgar as diversas áreas da informática em que um técnico atua bem como as ferramentas que este utiliza para o desenvolvimento de suas atividades. Isso foi possível graças a palestras, oficinas e minicursos ministrados.

O evento ocorreu no período de três dias, sob orientação principal do professor Marco Antônio Paranhos (presidente do evento), grupo de coordenação, “alunos”¹ e professores dos cursos de informática da instituição, contando também com profissionais que atuam nos centros de tecnologia de outras localidades da Bahia e do Brasil.

Como opção de minicurso optei por Segurança de Redes lecionado pelo professor Eduardo Hiroshi Nakamura que durante as 14 hrs de curso expôs as principais técnicas utilizadas para tornar um sistema instável bem como os crackers utilizam os recursos de um SO após invadi-lo.

Os principais programas ou códigos utilizados tinham a finalidade de:
 Abrir código fonte de um sistema – HD EDITOR;
 Obter privilégios de super usuário - SUDO;
 Fazer a leitura de um arquivo ou anexos – FILE;
 Gerar hash garantindo a integridade de um arquivo – md5sum;
 Escrever dados em conexões de rede – NETCAT;
 Controlar o trafego da rede – WIRESHARK;
 Recursividade (travar máquina imediatamente) – :(){:| &};:
 Invisibilidade na rede – TOR;
 Mapear portas – NMAP;
 Servidor Proxy – PRIVOXY;

As oficinas foram bastante interessantes principalmente as de Gerência de Projetos e Plataforma. NET, sendo a primeira voltada às regras a serem seguidas ao se fazer um projeto com qualquer objetivo. Essa área deveria ser aderida como matéria do curso de informática do CEFET (por motivo já expressado), já a segunda oficina tinha a finalidade de mostrar como se criar programas com a finalidade de consulta, armazenamento ou cálculo de dados.

A palestra sobre METARECICLAGEM foi especial uma vez que tive oportunidade de apresentar meu artigo de opinião sobre o tema que ainda é pouco discutido e possui pouco espaço no Brasil e no mundo. Uma saída para obsolescência programada que o capitalismo e conseqüentemente o consumismo insere na sociedade.

O intercâmbio foi bastante interessante uma vez visto que descobri áreas da informática que são opções para se especializar ao término do curso. Ficou a desejar o apoio da escola em disponibilizar a presença dos alunos dos demais cursos para participarem do encontro. Mas enfim foram bastante produtivos esses dias em que absorvi conhecimento e compartilhei os meus. Como documentação referente à participação no evento, recebi três certificados foram eles os de participação, minicurso e palestrante sobre metareciclagem. Fica a grande expectativa que o DATAMASKIN 2009 seja ainda melhor.

Nenhum comentário: